Inicio >> Cursos e treinamentos >> SEX COACH: uma nova abordagem da sexualidade do casal

SEX COACH: uma nova abordagem da sexualidade do casal

“Sex Coach? Eu quero a assinar assim, ”disse um colega psicólogo quando narrei minha experiência no 23º Congresso Mundial de Saúde Sexual realizada em Praga, República Tcheca em maio passado”. Alejandro Villena, Psicólogo espanhol.

É que o sexo está na moda, tudo o que cheira a descarga dopaminérgica, a intensidade e a novidade se traduzem em bestseller. Mas a verdade é que não devemos dar desculpas para uma realidade hedonista, mas sim usar camisas com o slogan de “Sexualidade” mais do que “Puramente Sexo”. Ou seja, olhar com perspectiva a sexualidade humana, onde uma das variáveis ​​é o sexo, mas não o único e decisivo fator.

Devido a esses equívocos e falta de integração da sexualidade em diferentes áreas do indivíduo, cada vez mais pessoas que frequentam clínicas especializadas exigem ajuda; Pessoas com sofrimento resultante da alta dificuldade de ter relações sexuais com seu parceiro.

O número de jovens que sofrem de disfunção erétil ou mulheres com alguma dificuldade em ter relação sexual tem aumentado rapidamente nos últimos anos. Nós vivemos em uma sociedade hipersexualizada, no entanto, tem um número de relações sexuais mensal muito menor do que os seus antepassados.

E … O que aconteceu?

Há vários fatores que podem estar influenciando, por exemplo, a educação sexual, mitos e equívocos sobre sexualidade, consumo excessivo de pornografia, hipersexualização da sociedade, culto excessivo ao corpo, abuso de redes sociais … ou talvez uma mistura de tudo isso.

O que podemos fazer?

Para remediar este problema que está aumentando, o treinamento sexual pode ser uma opção, o termo “Coach Sex” foi cunhado por Patti Britton, autor de The Art of Sex Coaching, que oferece uma nova tendência contemporânea da sexualidade destinada a quase todos. Esta nova disciplina recebe ideias de diferentes terapias sexuais estudadas até à data recente, mas acrescenta um ingrediente extra, uma terapia centrada no paciente e objetiva, além da disfunção sexual, cobrando um tom mais humanista e “despatologizando” o processo terapêutico.

O coaching Sexual é baseado no que?

Um dos modelos teóricos sobre os quais se baseia o Sex Coach é conhecido como Mebes (mente, emoção, corpo, energia e espírito), uma abordagem integrada que visa compreender a pessoa inteira. Os objetivos desta terapia são para oferecer uma educação sexual personalizada, recodificar esquemas cognitivos em relação à sexualidade, promover o equilíbrio emocional, evitar reações automáticas no plano sexual e treinamento comportamental.

Portanto, ser um Coaching Sexual é uma responsabilidade imensa que exige estudo, e porque não dizer vontade de ser um “missionário” da sexualidade no mundo. É quebra de tabus, preconceitos sociais e paradigmas individuais. Você deve estar preparado para ir além de sexo e de produtos eróticos.

Qualquer um poder ser?

Agora vou dar minha opinião pessoal. Já vi pessoas com um talento incrível orientar sobre sexualidade mudando a vida de outras em assuntos de grande especificidade, mas sem tanto estudo e já vi gente que ensina em cursos que não acrescenta nada. Cabe aos conselhos e órgãos interessados regulamentar a profissão, mas estudar nunca é demais para quem deseja seguir este caminho. Em quase duas décadas de vivência no setor, posso dizer que não se devem questionar insanamente as mudanças, porque elas veem querendo ou não e o que é tabu hoje, amanhã é consenso. Vide a polêmica das sexshops online no final do século XX. Apenas aprenda a surfar na onda da melhor forma possível, dignidade é a chave.

O que pode ajudar nas pessoas?

Entre os benefícios desta terapia podemos encontrar redução de vergonha sexual e respeito ao corpo, criando uma conexão mais profunda com todo o ser sexual, superar bloqueios e promover a confiança sexual.

Além disso, esta nova maneira de entender a sexualidade como algo saudável e não tão focados na dificuldade pode ser ajustado para as demandas da sociedade.

O Sex Coach, ou treinamento sexual é elegante e está provando ser uma ferramenta útil para abordar questões relacionadas com a sexualidade. isto é promoção do bem estar e qualidade de vida sexual elevada a máxima potência.  Isto é coisa séria.

Assim como Patti Britton diz: ¡SEX COACH U!

Por Paula Aguiar com informações do Psicólogo Alejandro Villena.

 

LEIA TAMBÉM

Último grande evento do Mercado Erótico de 2017 acontece em SP

Vem aí o evento mais esperado do ano no mercado sensual! O 6º Congresso Nacional A …