Por Paula Aguiar – Presidente da ABEME

No final do mês de julho recebi várias solicitações de jornalistas para comentar a respeito do livro Cinquenta tons de cinza que segundo diziam seria responsável pelo aumento nas vendas de produtos eróticos nas sexshops britânicas e americanas em 400%.

Na semana passada li a informação que o livro lançado no Brasil em 01 de agosto vendeu em seis dias 100 mil exemplares, o que realmente me surpreendeu. Uma das minhas preocupações em relação a este livro era como seriam as traduções dos nomes dos produtos eróticos, afinal existem divergências na nomenclatura utilizada nos diversos países, além de diferenças culturais, mas após ler o primeiro livro da trilogia me sinto confortável para uma análise sobre o nosso ponto de vista (mercado erótico).

Na questão literária considerei em vários momentos um livro com textos repetitivos e até simplório para o público que o livro parece querer atingir (mulheres inteligentes, independentes e de vasta cultura geral), mas que serve bem para entreter os leitores com clichês românticos / eróticos e certamente irão influenciar as leitoras/consumidoras de produtos eróticos.

O romance erótico conta a relação conturbada e sadomasoquista entre a jovem e virgem Anastasia Steele e o misterioso, atraente, bilionário e igualmente jovem Christian Grey. Vamos ao que nos interessa enfim, quais produtos eróticos são citados no livro e como são citados para despertar tamanho interesse dos leitores e mídia em geral.

1-      No chamado Quarto vermelho da dor ou quarto de jogos, a protagonista Anastácia descreve os móveis de madeira pesada, e couro de tom vermelho-escuro como a estrutura em forma de X presa na parede, uma grade de ferro no teto no qual pendem corda, corrente e grilhões. Num tipo de estante encontram-se pás, varinhas, chicotes de montaria e objetos emplumados. Há também neste quarto um apoio para bengalas de diversos comprimentos e larguras, mesa, uma enorme cama e mais correntes e algemas pendentes no dossel . Mosquetões por todo o teto completam o quarto.

2-      Chama a atenção de Anastácia o Açoite de 9 fios com plumas e contas de plástico nas pontas em sua primeira visita ao quarto de jogos. (Não tenho conhecimento deste produto no mercado brasileiro).

3-      No livro o protagonista Christian Grey propõe um contrato especial para Anastásia com clausulas sobre a relação BSDM (bondage, sadismo, dominação e masoquismo), neste contrato consta no apêndice 3 que Anastácia deve concordar com o uso de vibradores, plugues anais, consolos (tradução horrorosa, ainda prefiro próteses) e outros brinquedos vaginais (????), em outro item que ela deve aceitar bondage com corda, braceletes de couro, algemas, grilhões, fita adesiva e outros materiais.

4-      Na maioria das vezes em que os protagonistas tem relações ele amarra as mãos dela com uma gravata cinza e também prende a outra ponta numa das colunas da cama, gravata esta bem ilustrada na capa do livro. Consta numa das relações uma venda comum do tipo de dormir na cor preta, com elástico na cabeça, muito vendida no Brasil, o que parece uma pluma ou pena que ele passa rapidamente no corpo dela, vinho branco e gelo compõem uma brincadeira do casal.

5-      Em sonho Anastácia vê Christian com um chicote de montaria de couro, sem maiores detalhes de como é o chicote, mas apenas de como ele usa nela.

6-      Quando o casal debate a cerca das clausulas do contrato surge a dúvida de Anastácia a respeito dos brinquedos sexuais, o qual se cita contas (bolinhas no mercado erótico) e ovos (eggs, balas ou bullets), em que a protagonista estranha os nomes e é explicado com humor que não são ovos de verdade sem maiores detalhes. Neste mesmo item são citadas as práticas BSDM com acessórios diversos como gelo, cera quente e métodos de dor.

7-       Em sua primeira relação no Quarto de jogos, Anastácia vê o chicote trançado marrom e é presa por algemas de couro preto com correntes na grade de ferro e depois no móvel em X. Num segundo momento ele prende os pulsos dela com uma braçadeira de plástico.

8-       O produto erótico em questão que teve aumento nas sexshops britânicas trata-se de duas bolas de prata ligadas por um grosso fio preto, com peso dentro que são introduzidas por Christian em Anastácia que por sua vez se esforça para segurar com seus músculos vaginais mantendo-se em pé, as bolas foram lubrificadas pela boca do casal e fica aquecida antes de introduzir na vagina dela. Após algumas palmadas no bumbum, Christian puxa o fio das bolinhas uma a uma. Com certeza são bolinhas de pompoar de 3 cm de diâmetro, de metal com peso interno.

Estes foram os momentos relevantes relacionados a produtos no livro Cinquenta tons de cinza, no segundo livro Cinquenta tons escuros não citam produtos claramente, lançamento em setembro.  O terceiro livro, cinquenta tons de liberdade a ser lançado em novembro é recheado de produtos e acessórios com riqueza de detalhes. E em breve listarei os itens citados nos outros livros. Espero que esta explicação ajude nos negócios.

Fonte: WWW.abeme.com.br

PARTICIPE DO SORTEIO E GANHE O EXEMPLAR DO LIVRO QUE EU LI. Basta dar um RT no twitter desta matéria e participar do sorteio pelo sorteie.me dia 20/08 segunda-feira. @ABEMES

O ganhador do livro é Beto Sales de Osasco – SP. @betosales parabéns! Livro enviado.